.

‘‘A escuta não se ensina por um ato pedagógico (...estaria na ordem do impossível!), senão pelo ensinar (e aprender!) a abrir-se ao estranhamento, àquilo que em nós não há respostas prévias e é índice de nossa ignorância.’’ 


AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS.
EM BREVE ESTAREMOS DIVULGANDO INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TURMAS. 

O QUE É?
Um curso de extensão sobre a ESCUTA (CLÍNICA), esta concebida como principal competência requerida ao profissional da saúde e da educação, cuja atuação profissional envolve a expressão e a comunicação humanas como meio de propiciar entendimento, troca, relação, encontro e saúde... E o confronta com a necessidade de resgatar as possibilidades de expressão que produzam comunicação genuína e ainda desenvolver competências que o amparem a realização desta tarefa sui generis, principalmente no contexto do trabalho clínico com crianças, onde destacam-se vicissitudes e impasses na ordem da linguagem, verbal e corporal, bem como na dimensão da transferência e da contratransferência.

PARA QUE?
Oportunizar experiência pessoal e profissional significativa quanto à importância de se construir conhecimento teórico, metodológico e técnico sobre a arte da Escuta, e principalmente da Escuta Clínica com crianças, como competência fundamental e integrativa requerida à formação do profissional de saúde e da educação, habilitando-o a apreender a amplitude imaginária e simbólica das manifestações, constelações e realizações infantis em suas dimensões biopsicossociais.

POR QUÊ?
O sintoma tem se configurado como um modus de dizer alternativo quando não há lugar para falar nem escutar, insinuando uma falência da saúde biopsicossocial do indivíduo e do bem estar social, e a diversidade de sintomas exige ao profissional da escuta, para além da teoria e da técnica, um repensar, distinguir e reaprender a falar x dizer, ver x enxergar , ouvir x escutar, considerando mesmo as distinções semânticas e semióticas que traduzem as diversas dimensões que se interpõem ao encontro de dois entes humanos, ressignificando, assim posições e dimensões envolvidas no encontro clínico.

POR QUÊ ESTUDAR ESCUTA CLÍNICA COM CRIANÇAS?
A Clínica com crianças apresenta-se para o profissional da escuta como um desafio instigante e exigente, em que pese a noção cultural de senso comum de que “essas coisinhas pequeninas são mais fáceis de lidar” (referência às crianças); ou ainda o equívoco profissional de que “é mais fácil começar a clínica com crianças”.
As exigências que se fazem à formação do profissional vocacionado ao trato com crianças requerem, dentre diversas questões em nível teórico, metodológico e técnico, conhecimento, habilidades e competências para o manejo de conceitos que se complexizam nesse lugar e a partir desse lugar, como a exemplo o que ousamos chamar de “triangularização da transferência”, sem contar os desafios na seara da linguagem.
Para além disso, a reedição cotidiana e involuntária do contexto sócio-economico-cultural da sociedade pós moderna redesenha de modo imprevisível as configurações familiares onde as crianças enfrentam novos desafios à constituição saudável de sua subjetividade.

Percurso Temático:


  • MÓDULO I

A arte da escuta.
Escuta como cuidado.
A Escuta na Psicanálise e a Psicanálise da Escuta.
O Silêncio na Escuta Clínica com crianças.
A Psicanálise de Crianças a Partir de Freud.

  • MÓDULO II

* NÍVEL TEÓRICO I
As grandes noções da Psicanálise e a formação na Escuta clínica com crianças.
A Importância dos Traumatismos Infantis.
Importância da Época Fálica na Patogenia das Neuroses.
O Complexo de Édipo: A Luta Contra a Angustia de Castração.
* NÍVEL TEÓRICO II
O Sintoma ou a Palavra.
Função? Materna: um enfoque psicanalítico.
A Paternidade: um enfoque psicanalítico.
A Criança e a Psicanálise: Novas Perspectivas.

  • MÓDULO III

* NÍVEL TÉCNICO (INTRODUTÓRIO)
Psicanálise da Criança: teoria e técnica.
A Transferência em Psicanálise de Crianças: Problemas Atuais
Apresentação de Um Método.
Casos clínicos e Observações de Crianças.


FOCALIZADORA: Profª Msª Eliane de Jesus - Psicóloga, Psicanalista, Educadora, Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social e Especialista em Consciência em Educação.

C.H.: 32 h (4 módulos de 8 horas com certificação). 

PERIODICIDADE: Mensal 

ENCONTROS:  

HORÁRIO:  

LOCAL: Av. Tancredo Neves, Ed. Catabas Center sala 1001. Caminho das Árvores 

PÚBLICO ALVO: Profissionais e Estudantes das Áreas de Psicologia e Educação. 

INVESTIMENTO: Inscrição R$35,00 + 4 X R$160,00 (profissionais) ou 4 X R$120,00 (estudantes).

VAGAS LIMITADAS:

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES 
(71) 9210-4405 [Itana] / 8898-2429 [Marcos] 
www.aspedhi.com.br

MATERIAL DIDÁTICO: Digital e gratuito.



INSCRIÇÕES: até o dia 


Para se inscrever nos Cursos de Escuta Clínica e Escuta Clínica com Crianças preencha o formulário eletrônico abaixo, após o cujo preenchimento e envio, você receberá um e-mail de confirmação da pré-inscrição com os dados bancários para o depósito da inscrição (R$ 35,00), devendo enviar o comprovante de depósito devidamente digitalizado para o e-mail tal para reserva de vaga. Para a confirmação da matrícula, o pagamento do investimento deverá ser realizado e o comprovante digitalizado enviado para o mesmo e-mail até dia ...